A Região dos Vinhos Verdes é uma região dominada pela influência do Atlântico, criando um microclima na sub-região do Vale do Ave que influencia as vinhas da Quinta da Pousada de um modo muito particular. A temperatura não apresenta valores extremos, o que resulta num clima ameno de Invernos não muito frios e com pluviosidade elevada e Verões relativamente secos e frescos.
Com vinhas de solo granítico franco arenoso e exposição predominante de Sul permite consumir o número de horas de sol necessárias à melhor maturação das suas uvas. Tem revestimento vegetal com Trevo branco e Azevem (Elgon Montaigne) e é usado o sistema de rega gota a gota, durante a noite cerca de 8 a 10 horas.
A vinha da Quinta da Pousada foi instalada obedecendo a sistemas modernos de plantação, adquirindo maturações mais harmoniosas e alcançando vinho de distinta qualidade. Para além disso, a tecnologia evoluída utilizada no processo de vinificação, garante a protecção rigorosa da tipicidade das uvas.
Ao longo do ano existe um cuidado extremo de preservação da vinha. É feita a desfolha com regularidade, mas nunca em excesso, permitindo aos bagos de uva respirar e absorver o sol sem os queimar.
Realizaram-se investimentos significativos começando pela vinha (o mais importante para a qualidade dos nossos vinhos) com a expansão de mais 700 m² plantados no último ano, continuando depois com a remodelação da adega, num processo de grande dedicação e paixão e ao mesmo tempo de permanente aprendizagem e aperfeiçoamento.
MEDALHA OURO - MELHOR VINHA 2004, 2005, 2007, 2016
PREMIO EXCELENCIA - 2004 |